top of page

Guzerá

O Guzerá nunca se adaptou ao calor - ele já chegou apto ao Brasil. Adora as temperaturas típicas do mundo tropical. Digere com facilidade as forragens grosseiras que temos disponíveis. Dez vezes mais resistente ao carrapato do que o gado europeu, produz carne e leite de alta qualidade. O cruzamento do Guzerá com o gado branco do Brasil Central, conhecido como Guzonel, melhora a velocidade de ganho de peso de 10 a 20%.

Custos:
A raça dos chifres em lira, com a preponderância que a pureza racial lhe confere, diminui muito a despesa com produtos veterinários já no primeiro cruzamento com o gado proveniente de clima frio ou seus mestiços.

Mais de 90% das fazendas brasileiras que praticam ordenhas diárias têm sangue de raças indianas em seu gado leiteiro. Os produtores profissionais de leite que vivem da atividade e que têm a zootecnia regida por conta de receitas e despesas já aprenderam a vacinar seus rebanhos contra a debilidade, através do uso de reprodutores puros Guzerá.

 

O Guzerá é raça tropical de duplo propósito. Não tem variedades - é raça pura! Assim, é prepotente nos cruzamentos e versátil nos ecossistemas tropicais.

Onde chove pouco ou onde as terras são fracas, nem se discute: todas as experiências recomendam o Guzerá!

Nas fazendas distantes dos centros urbanos, onde não existe mercado consumidor de leite, o Guzerá é importante para melhorar a habilidade materna do gado branco e o peso dos bezerros na desmama.

Nas fazendas mais próximas, onde já há a conveniência em se produzir leite para complementar a renda da exploração do gado de corte, a dupla aptidão do Guzerá é imprescindível.

Nas bacias leiteiras tropicais, onde já não se aceita mais a fragilidade do gado europeu puro, o Guzerá melhorado para leite é ainda mais importante: ele é a garantia de bezerros fortes, saudáveis e com ótima velocidade de ganho de peso, em condições econômicas de manejo e alimentação.

Todos sabem que as mestiças Guzerá são grandes, resistentes, férteis, longevas e produtivas.

O produtor eficiente não pode abrir mão de ter leite, carne e rusticidade ao mesmo tempo.

Assim o Guzerá é uma excelente oportunidade para o cruzamento ZEBU X F1 (Zebu x Europeu) e também para o cruzamento ZEBU X ZEBU (nelore x guzerá), produzindo carne, carcaça, fertilidade e sobretudo a melhor relação de lucratividade , ou seja, R$ / HÁ / ANO.

Informações colhidas do portal 
www.guzera.org.br

Confira um pouco mais sobre a raça Guzerá no vídeo a seguir:

 

  • Facebook Clean
  • LinkedIn Clean
  • Google+ Clean
bottom of page